Skip to content

A história da sulim

A SULIM nasceu do sonho de João Madeira Costa!

Era preciso construir em Portugal um Parque Industrial, à semelhança dos que estavam a nascer nos países mais desenvolvidos. Portugal estava a ser o destino escolhido por empresas estrangeiras que necessitavam de grandes fábricas e armazéns, grandes naves, com poucos pilares que possibilitavam a circulação no seu interior.

A localização era fundamental e o parque deveria ser servido por redes viárias que permitissem as manobras de camiões de grande porte. Sendo raras ou inexistentes as infra-estruturas e os parques industriais com estas características, em 1966, deu-se o pontapé de saída para este mega e ambicioso projecto.

Na Zona do Alto da Bela Vista, pela sua extrema fertilidade, existiam grandes quintas agrícolas que serviam os mercados de Lisboa. 
Com a crise na agricultura, os agricultores viram-se forçados a deixar esta actividade. Surge, assim, o local indicado para o desenvolvimento deste parque industrial.

A técnica do betão armado ainda era insipiente em Portugal e só este tipo de construção permitiria a construção de pavilhões com as características necessárias e no curto espaço de tempo disponível. Esta opção por João Madeira Costa requereu muita investigação e avultado investimento em máquinas, que tiveram de ser importadas (por não existirem no mercado nacional) da construção de um grande estaleiro com cerca de 4.000 m2. Deste estaleiro, saíram as primeiras placas em betão armado.

1985
2005
1966
1995
2020

.A SULIM respondeu como conceituada e reconhecida projectista de grandes obras da época.

O betão armado floresceu e passou a ser a técnica preferida para outro tipo de construções, tais como prédios de habitação, escolas e pontes. 

Anos 
De experiência

45+

Hoje a empresa reajustou-se ao mercado, dedicando-se ao arrendamento do seu património, dando seguimento ao sonho do seu fundador. Mantemos a ambição de ser pioneiros em diversos serviços, respondendo a cada momento ao que cada um dos nossos clientes necessita.

 

A nossa missão

Vivemos num ambiente em que cada um de nós assume a missão da empresa e a nossa responsabilidade social corporativa (interna), num espaço de trabalho em que sentimos um grande acolhimento, apoio e desenvolvimento profissional e pessoal de cada um.

Entre em contacto